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Até o dia 10 de julho, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) deve liberar o tráfego de veículos na ponte sobre o Rio da Várzea, na PR-427, entre Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (PR) e Campo do Tenente (PR).
De acordo com o DER, a Obra de Arte Especial (OAE) passa por reforma geral, a exemplo do que ocorrerá em outras 195 pontes, viadutos, trincheiras e estruturas semelhantes em todo o Estado.
Segundo o DER, a previsão é de concluir a instalação de um novo gradil metálico no tabuleiro da ponte, em substituição ao antigo, de placas de concreto, até o final deste mês, permitindo retomar o tráfego de veículos de passeio e caminhões pequenos na primeira semana de julho.
De acordo com o cronograma, serão feitos a limpeza, o tratamento e a pintura de todos os elementos metálicos em não conformidade; além uma nova passarela sudoeste alargada; novas lajes de transferência em ambos os lados da ponte, bem como novo pórticos de proteção em suas entradas; tratamento da coluna inferior e da coluna central; substituição de toda a defensa metálica e outros serviços de manutenção necessários.
Segundo o DER, o investimento é de R$ 3,91 milhões, devendo ser totalmente concluída até o final de julho, com serviços complementares.
O bloqueio do tráfego teve início em janeiro deste ano, uma vez que a ponte é de pista única, não sendo possível a operação pare-e-siga que geralmente é utilizada em obras dessa natureza.
Segundo o DER, a ponte tem 152,95 metros de extensão e largura de apenas 5,24 metros, que incluem passarela para pedestres com 80 centímetros e pista única de 3,3 metros de largura. Histórica e centenária, a estrutura era utilizada como linha férrea até o início dos anos 60.
Após a alteração do traçado da estrada de ferro, ela teve seus trilhos retirados e foi adaptada para ser incorporada à PR-427. É estimado que a estrutura tenha mais de 130 anos. Em anos recentes, o antigo tabuleiro de concreto havia apresentado deterioração, tendo sido interditada para reparos paliativos.
A obra conta com placas de advertência e sinalização provisória orientando os usuários, além de barreiras e cavaletes para impedir o acesso à ponte, garantindo a segurança de condutores e funcionários da reforma. Como rota alternativa o DER sugere a rodovia BR-116, com acesso por Curitiba (PR).
Com informações da Ascom do DER-PR
Essa ponte vai arrebentar os fios de aço e furar o pneus dos carros facinho
Ficou joia ,mas só passará carros de passeios e caminhões pequenos? Vão obrigar caminhões grandes a irem até Curitiba e depois vim em direção a br116 sul , talvez pra obrigar a passarem pela balança de pesagem em fazenda rio grande ,,,
Engraçado que ela suportou o tráfego de caminhão pesado por dezenas de anos, agora após a reforma e modernização não mais suportará caminhão pesado, somente autos e caminhão de pequeno porte, o que vem na mente é que alguém está ganhando com isso! Indignação é a palavra!
É simples de entender. É só uma conservação histórica. Patrimônio. Igual a ponte preta de Curitiba. Acho q deveria ser no máximo liberada para ciclista e moto. Também deveria ser construída uma outra ponte ao para veículos pesados.
Vergonha atrás de vergonhas
Que absurdo, mais de 6 meses para uma reforma. Como as obras neste país caminham a passos de tartaruga.
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